11/19/17

Amor, Guerra de Todos Nós


Amor, Guerra de Todos Nós
Que diferença há entre a esperança e o amor? Em ambos os casos, há desejo. Mas a esperança é um desejo que se refere ao irreal; o amor, um desejo que se refere ao real. Poder-se-ia objetar que, quando a criança espera seu brinquedo, este é bem real... Sim, na loja, atrás da vitrine. Mas o que a criança espera não é o brinquedo na loja é o brinquedo em casa, a posse do brinquedo, e isso não é, isso é irreal. Só esperamos o que não é; só gostamos do que é.
O que é o amor?

o amor é alegria. É uma definição que encontramos no livro III da Ética: O amor é uma alegria que a ideia da sua causa acompanha. É uma definição de filósofo, abstrata como convém, mas tentemos compreendê-la. O que isso quer dizer? O seguinte, que já encontrávamos em Aristóteles:"Amar é regozijar-se" ou, mais exatamente (já que é necessária a ideia de uma causa), regozijar-se com. Um exemplo? Imagine que alguém lhe diga esta noite, daqui a pouco: "Fico contente com a ideia de que você existe." Ou então: "Há uma grande alegria em mim; e a causa da minha alegria é a ideia de que você existe." Ou ainda, mais simplesmente: "Quando penso que você existe, fico contente..." Você vai considerar isso uma declaração de amor, e evidentemente com razão. Mas terá também muita sorte.
Primeiro porque é uma declaração spinozista de amor, o que não acontece todos os dias (muita gente morreu sem ter entendido isso; aproveite!). Depois, e principalmente, porque é uma declaração de amor que não lhe pede nada. E isso é simplesmente excepcional. Vocês irão objetar: "Mas, quando alguém diz 'Eu te amo', também não está pedindo nada..." Está sim. E não apenas que o outro responda "eu também". Ou antes, tudo depende de que tipo de amor se declara. Se o amor que você declara é falta (como em Platão, mas a questão não é ser platônico ou não em termos de doutrina, a questão é estar ou não em Platão; eu nunca fui platônico, mas vivo com frequência em Platão, como todo o mundo: toda vez que amamos o que falta, estamos em Platão), quando você diz "Eu te amo", isso significa "Você me falta" e portanto "Eu te quero". Então é, sim, pedir alguma coisa, é até mesmo pedir tudo já que é pedir alguém, já que é pedir a própria pessoa! "Eu te amo: quero que você seja minha." Ao passo que dizer "Estou contente com a ideia de que você existe" não é pedir absolutamente nada: é manifestar uma alegria, em outras palavras um amor, que, é claro, pode ser acompanhado de um desejo de união ou de posse, mas que não poderia ser reduzido a ele.Tudo depende do tipo de amor de que se dá prova, por que tipo de objeto. E aí que residem, explica Spinosa, "toda a nossa felicidade e toda a nossa miséria". Então saio do amor físico, dionísico, para o extra físico, espiritual, saio da razão para a fé, com essa psicografia de uma entidade que assinou: Um Espírito de amor.
Amor, guerra de todos nós.

Há o amor, fonte de intermináveis batalhas da alma humana e do coração. Paixão dos amantes, dos pais, dos filhos, do espírito e da humanidade. O amor é tudo e nos apaixonamos por ele constantemente, perdidamente. Amar sem medidas, amar estacando a paixão, pois essa é como brasa que fica coberta pela cinza, só queima quando tocada. Vamos combater pelo amor, soldados da humildade, do ideal espiritual que se encontra em nossa consciência. Vamos nos revestir com a cota de malha do amor e com a espada de luz, romper as trevas da insegurança, da piedade e do desamor que invadiram esse planeta, nossa casa, nosso lar amado, nossa esperança. Uma guerra sim, uma guerra de amor, todos pedindo ao pai, que hoje saibamos amar mais do que ontem e amanhã mais do que hoje. Que saibamos nos amar e a nosso próximo. Vamos cerrar fileiras com os estandartes do amor, da vida e da luta por um ideal de justiça e de misericórdia seguindo nos caminhos apontados pelo Mestre. Não espera ouvir o barulho dos canhões, nem o troado da metralha, apenas ouviras os hinos de louvor e as orações ao pai universal para que o nosso mundo vença e permaneça para sempre. Que assim seja irmãos, Paz e Luz. 
Um Espírito de Amor

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nas Sociedades modernas, Os valores são atemporais. Tudo o que importa é o dinheiro.  Logo, Aproveite os resultados...   Para sair do atual ...