3/25/18

Qual o propósito da sua vida?



"O sentido da Vida é encontrar o seu dom. O propósito da vida é compartilha-lo" 
_Pablo Picasso

Qual o propósito da sua vida? 

Atualmente a informação é instantânea e tem um volume tão grande que fica difícil filtrar o que realmente te indica a  convicção objetiva naquilo que você procura. Pois na maioria das vezes parte da subjetividade do autor, do artigo ou do livro. Quem afirma a você que o autor do livro ou sua ideologia não estão equivocados em seus conceitos? quem mostra a você sem segundas intenções o verdadeiro caminho, o verdadeiro propósito da vida? Sem que exista interesses políticos, sociais, religiosos ou comerciais. A teologia da libertação é um engodo, a esquerda e a direita uma utopia, mais parece o chá das cinco, o ponto de encontro dos "formadores de opinião". Quantos cristãos são iludidos pela conversa fiada das religiões da prosperidade econômica, a muito movidas pelos milagres que curam somente nos palcos, onde Deus atende com hora marcada, mas fica longe dos leitos hospitalares, lá as curas milagreiras não acontecem, a morte é o destino comum. Hoje não vou falar sobre ateísmo, não tenho tempo para ser ateu. Na certeza de que tenho um espirito, sinto-me mais seguro na fé com minhas convicções espiritualistas do que respirar duvidas que nada informam, è preferível enfrentar esse mundo de ódios e violências segurando a mão de Deus do que a bengala do materialismo, melhor ainda acreditar que existe uma nova vida ao invés de crer que tudo termina num corredor de cemitério pintado de branco. No deserto da internet não precisamos da fé em um Deus, o google a wikipédia e os juízes do Facebook cumprem esse papel a já bastante tempo. A fé e a compaixão nada me pedem em troca do que me dão, e essa empatia é um dos objetos da busca, do propósito que marca a existência do humano, busca agora esquecida pela maioria, busca superada pelo ego materialista que degola o espirito faminto de fé e de amor. A fé é uma força a ser compreendida assim como compreendemos a teoria da relatividade e os princípios da incerteza, fenômenos que determinam o rumo de nossas vidas. Ontem a minha vida seguia numa direção, hoje ela segue em outra, ontem eu acreditava que nunca faria o que fiz hoje. Essas forças que costumam mudar tempo e espaço, que podem sim moldar e alterar quem acreditamos ser e que começam muito antes de nascermos e que continuam depois que partimos e se chama compaixão, jamais confundir com piedade. As pessoas pensam: " vou fazer um curso de meditação de fim de semana e todos os meus problemas serão resolvidos"  Isso não faz sentido!  Esses problemas da mente estão ai a muito tempo, estão profundamente incorporados, não são inerentes mas são profundos. então é necessário, muito empenho, muito trabalho para transformar a mente, mudar hábitos. mas é possível.  Há que procurar ser mais centrado, mais presente, mais calmo, como abrir o coração e ter compaixão esse è o caminho da espiritualidade sem a ideologia da religião que te engessa. Não podemos tomar um caminho espiritual e dizer: Certo, quando vou a igreja, ao centro espirita ou quando leio um livro espiritual, quando sento e medito ou rezo, isso é a vida espiritual, e no resto do tempo, com minha família, no meu trabalho, na minha vida social, isso é só atividade mundana. Se pensarmos assim e fizermos essa divisão, nós nunca seremos capazes de nos transformar.  Qual então o propósito da tua vida? existe um? você já não está atrasado nessa busca? tenha certeza, o proposito não é uma proposta mundana e não está nessa dimensão na forma ilusória como a maioria a vê. paz e luz!    





3/04/18

Como se chega a ser o que se é




Seria aflorar em si mesmo a obra prima na arte da auto conservação e do egoismo?  Admitindo que sim, essa é uma tarefa que está acima da média do senso comum ou que haveria algum perigo se colocar a frente de semelhante trabalho. Chegar a ser o que se é pressupõe que temos uma suspeita do que se é.  O que você é hoje, teus valores, teus erros na vida, quais os atalhos e os desvios que te levaram até aqui, os atrasos que tu mesmo impuseste a ti mesmo por inércia própria, a seriedade que viveste em alguns momentos, a incerteza e as poucas convicções, até mesmo a suprema astúcia que poderia ser a receita para a ruína, a abstração, o esquecimento de si mesmo em detrimento ao outro. a mediocridade que quer se transformar em razão de si. O amor ao próximo, a vida colocada a serviço de outra causa pode sim ser a causa da ipseidade ou seja,  o que faz com que um ser seja ele próprio e não outro.Tens compaixão pelo outro? compaixão, significa ter empatia com o sofrimento do outro. Significa o desejo sincero de que o outro esteja livre do sofrimento, é a habilidade de se colocar no lugar do outro e imaginar como é ser esse outro. Muita cautela então com as grandes atitudes, é grande o risco de não nos compreendermos e nos perdermos nessas atitudes, no instinto inato já instituido a priori cresce a ideia que organiza. Então lentamente voltamos dos atalhos e dos desvios preparando qualidades que um dia serão indispensáveis em vista do todo espiritual, que vai desenvolver potencias uteis para a meta, para o fim, para o propósito. O que tevês até agora em séria consideração? teus conceitos, as grandezas da natureza humana,  todas essas questões da politica, da educação da saúde, da organização social, foram totalmente falsificadas porque se tomaram como grandes homens, os mais perniciosos  e desprezíveis e por que? porque se ensinou a desprezar as coisas pequenas, ou as preocupações fundamentais da vida. o niilismo e o materialismo são imperadores supremos nas consciências retrogradas e doentes da atualidade.  Existe ai uma distância entre você e esses homens, a tua busca pela sabedoria infere compaixão e nela você sente o sofrimento do outro, o sofrimento do todo com o desejo de removê-lo se for possível, portanto é uma abertura completa do coração. Mas aqui é necessário sabedoria, para equilibrar, porque caso contrario se você sentir muita compaixão, talvez não saiba como lidar com isso, a dor dos outros, dos animais amados e dos seres humanos pode te machucar demais e acabam por causar depressão.  Mas se tens a sabedoria genuína, e vês as coisas como realmente são, e é capaz de compreender a natureza essencial, desprovida  do ego, de todos os seres, então é como obter as duas asas de um pássaro e voar com equilíbrio e fazer esse voo em direção a liberação do próprio eu. A compaixão genuína reconhece que nós todos estamos sofrendo, cada um de nós tem a sua cruz, então, não é se tornar emocionalmente muito envolvido mas sim chegar a compreensão, ai vem o equilíbrio, porque todos temos um potencial muito grande, com seres espirituais.  Nós não vemos as coisas claramente, então a grande compaixão surge e esta sem o equilíbrio das duas asas nos traz novamente ao chão. Nossa mente é completamente distraída e muito estressada, repleta de emoções negativas que são a causa de nosso sofrimento.  Mas na realidade, devemos saber que essas emoções, todo o estresse e ansiedade, não são inerentes a nossa verdadeira natureza, pois são apenas emoções externas que surgem, mas que não são do nosso eu, e portanto podem ser mudadas, podem ser removidas. Se fossem inerentes a nossa natureza, ou inatas, nós nunca conseguiríamos removê-las.  Para transformar a mente, mudar hábitos é preciso bastante tempo, estudo, vontade, mas apesar do fato de demandar esforço e tempo, sim é possível.

2/18/18

Quanta é a verdade que um espírito suporta




Quanta é a verdade que um espírito suporta

Quanta é a verdade a que ele espírito se aventura?  Esse poderia ser ou deveria ser para todos, o verdadeiro critério dos valores.  Não é necessário refutar ideais, apenas se resguardar deles, Aspiramos ao proibido ( nitimur in vetitum) a verdade até agora sempre foi proibida.  Seja ela a dos religiosos híbridos com vontade de poder, seja ela a dos milhares de autores que dizem tela encontrado sob o véu das sombras que permeiam o mundo da vida. Eu entendo tudo de sombras, As palavras mais buscadas nas luzes do objetivismo, são as que trazem as maiores tempestades. E  os pensamentos coletivos que vem a par e passo da cultura empírica, dirigem o planeta água.  Não falo de religiões, não falo de fé, mas de uma ditosa e infinita energia que cai lenta e constante, como o ritmo desse discurso que chega sedutor, para remoer tua solidão, mas que não te dispõe a absolutamente nada. O homem que busca a verdade, deve saber se afastar de seu mestre, caminhar sozinho, ter dele vergonha, talvez ele tenha te enganado. Quem te disse que todos os autores que tu buscou te falaram a verdade?  Então, tu devolves muito mal  a um mestre quando permanece infinitamente, circularmente, como seu discípulo, encontra e segue tua verdade, toda ela a que teu espírito suportar. Vai nessa ideia a criação destas páginas.  Me permito sepultar o passado, o que nele era vida, está salvo em minha alma e é infinitamente imortal. O que era erro e que julgo como covardia, pois essa é falta de sabedoria, fica enterrado sob o manto do esquecimento, preso entre as pedras dos valores, como as sombras de que sim, eu entendo, porque são tão irracionais quanto a transmutação do  pensamento subjetivo que alguns julgam como afirmação. Buscar a verdade, infere tempo, angustias e incertezas, duvidas e sofismas, mas por outro lado, também infere descartes, caminhos deixados de lado, convicções poucas, axiomas menos que estas. mas não te aflijas, não seja ansioso, leva tempo, muito tempo. E ainda assim, estás sujeito a não suportar.   

1/28/18

A consciência e o real, a mente e o pensamento.


 A consciência e o real, a mente e o pensamento.

O evangelho nos lembra que Jesus dizia: "Pedi e obtereis, buscai e achareis, batei e abrir-se-vos á."  Uma linha de critica á subjetividade se desenvolve ao longo do periodo moderno com Leibniz e de certa forma também em Kant. Uma argumentação que parte do solipsismo, que seria uma doutrina segundo a qual só existem o "eu" e suas sensações subjetivas, sendo os outros entes humanos apenas participantes de uma única mente, com impressões sem existência própria. A explicação em termos de ideias e representações esbarra em uma necessidade de explicar como a mente pode ter acesso ao real, tratando-se de naturezas radicalmente  distintas.  Pois é como se a realidade se reduzisse á nossa experiência subjetiva e psicológica da realidade. O que é a consciência? é um fenônemo inteiramente particular do individuo, ou seja de primeira pessoa, que ocorre como parte do processo privado desta primeira pessoa e que denominamos mente. Consciência e emoção, não são separáveis, o que ocorre em geral, é que quando a consciência está comprometida, o mesmo se dá com a emoção. Problemas a parte que podem ser resolvidos pela experiência emocional corretiva, A neurobiologia da consciência, defronta-se então com dois problemas: Como o filme no cérebro é gerado e como este cérebro também gera o senso de que existe alguém que é proprietário e observador deste filme. As duas questões são tão relacionadas que a segunda se aninha dentro da primeira. Neste artigo vou fugir do inconsciente e seus atos falhos, fica para um próximo post, pois o inconsciente, é o estranho que habita em mim, dizia Freud, e se manifesta quando menos se espera, quem já não trocou o nome de alguém, quem nunca foi tomado por uma sensãção de estranheza diante dos próprios atos e das circunstâncias da vida? Vamos ao pensamento, vamos a mente e ao real então. Quem poderia me dizer, em que momento o feto gerado, essa nova vida no utero materno, transforma a materia em pensamento? A materia é real? se analisarmos um atomo pelo microscópio vemos que ali o que menos se encontra em seu núcleo é materia absoluta. Para chegarmos ao espirito como substancia, temos que passar pela filosofia, pela negação crítica, pela ciência e pelo materialismo, até chegarmos a subjetividade empírica e a consequente espiritualidade como convicção, que vem de Aristóteles com sua " De anima" em Platão com seu dualismo clássico, em Descartes com seu Cogito ergo sum, penso logo existo, contra argumentado até hoje, pelos mais exaltados amigos dos sofismas e dos paralogismos filosóficos. Mas, Na filosofia quando se radicaliza uma critica, se procura encontrar algo de mais fundamental, e atualmente não é o que acontece.  Falo em convicção porque somente ali residem a libertação e a redenção do ser. Considera antes que uma coisa não é para todos, o que é útil para alguns, pode ser prejudicial para outros. cada qual tem que percorrer por si seu próprio caminho para o aperfeiçoamento. O ser humano vive na dualidade, quando vai a Igreja, ao centro espírita, quando le um livro ou está sentado rezando ou meditando pensa isso como vida espiritual, e no resto do tempo, com sua vida em família, no seu trabalho, em sua vida social pensa como só atividade mundana. Se pensarmos assim e fizermos essa divisão nós nunca seremos capazes de nos transformar.  E nesse sentido, o homem tem consigo que o nosso plano e o além são coisas diferentes, quando na verdade são a mesma coisa, a muralha é erguida por nossos pensamentos como obstáculo. pois somos uma só coisa com o além tão temido por todos, tão negado ou desejado por nós, somos ligados a ele inseparavelmente.  Os pensamentos são nossos mensageiros que enviamos e que a nós retornam sobrecarregados com o que foi intencionado, seja de coisas boas ou más. Lembre sempre, que nossos pensamentos são criadores, usam o plasma e se tornam frequentemente realidade que sobrevive a existência terrena, suas obras te seguirão, as formas pensamento irão te esperar para tua ventura, ou teu desespero. Elas formam anéis claros ou escuros á nossa volta e que teremos que depurar antes de entrar no plano a que fizemos jus, esse é o tão temido umbral. Mas o primeiro passo para tudo tem que partir de nós mesmos, e não é difícil,  reside apenas no querer que se manifesta pelos pensamentos. desta forma então, trazemos em nós mesmos, o céu ou o  inferno. Conservemos então puro o nosso pensamento, e com isso estabelecemos a paz e a tranquilidade nesta etapa, pois a vida é muito curta para ser pequena. Não devemos crer em coisas que não podemos compreender, pois isso vai escancarar a porta para os erros, e com estes a verdade se desvaloriza. Acreditar então, sem entender, sem pesquisar é apenas indolência, preguiça mental, isso oprime o espirito. então, vamos examinar as premissas, vamos pesquisar, não é por nada que sentimos dentro de nós um grande impulso para o saber, para a busca do conhecimento. A Verdade, contudo, permanece sempre a mesma, não muda, pois é eterna, E sendo eterna, nunca poderá, mediante os sentidos materiais que só distinguem mutações de formas, ser compreendida real e limpidamente, Por isso, espiritualizai-vos, Livres de todos os pensamentos terrenos, possuiremos a Verdade, irradiados constantemente pela sua luz límpida; pois ela nos envolve totalmente. estaremos submergidos nela, quando a convicção nos espiritualizar. Lembre, seu caminho é só seu, não perca mais teu pequeno tempo, procura e achareis.

1/14/18

Reforma Intima, você já fez a sua?


Reforma  Intima,  você já fez a sua?

“Não há reforma para o que não se estraga. O espírito é o mesmo em todos e só necessita de uma coisa: desenvolvimento.” ( Herculano Pires 1914 – 1979)

Bonjour, Ça va bien?
Uma característica fundamental do homem que se diz religioso é proceder à reforma íntima de si próprio. Essa metanóia – mudança essencial de pensamento ou de caráter, transformação espiritual – é um processo fundamental para a construção do homem novo a que se refere Paulo (Efésios, 4: 22-24): “Renunciai à vida passada, despojai-vos do homem velho, corrompido pelas concupiscências enganadoras. Renovai sem cessar o sentimento da vossa alma, e revestivos do homem novo, criado à imagem de Deus, em verdadeira justiça e santidade.”.  Sempre presente nas religiões esse Deus antropomorfo idealizado a imagem e semelhança do Homem, acredito ser essa uma das maiores pretensões humanas querer se igualar (fisicamente) a um ser Imaterial e eterno que não conhecemos e nunca vimos. Sou repetitivo as vezes, faz parte de mim, acredito que o conhecimento deve ser sim repetido para que eu lembre e para que os outros não esqueçam. Se considerar a imagem e semelhança de uma entidade onisciente e transcendente, já não engloba uma ideia de reforma, mas sim de perfeição. Trago então o conceito de Reforma Intima vivida pelos Espíritas e muitos Espiritualistas e depois o mesmo conceito idealizado por Herculano Píres que também era espírita.

O que é a Reforma Íntima segundo o espiritismo? A Reforma Íntima é um processo contínuo de auto conhecimento da nossa intimidade espiritual, modelando-nos progressivamente na vivência evangélica, em todos os sentidos da nossa existência. É a transformação do homem velho, carregado de tendências e erros seculares, no homem novo, atuante na implantação dos ensinamentos do Divino Mestre, dentro e fora de si. A Reforma Intima é então um meio de nos libertarmos das imperfeições e de fazermos o trabalho de burilamento dentro de nós. O que seria compatível com as aspirações que nos levam ao aprimoramento do espírito. Como fazer então a reforma intima dentro da Doutrina Espírita? Quando decidimos iniciar o trabalho de melhorar a nós mesmos, o meio mais efetivo é a escola de aprendizes ( ESDE) cujo objetivo central é exatamente esse. Com a orientação dos dirigentes, num regime disciplinar, apoiados pelo próprio grupo e pelas orientações  da espiritualidade conseguimos  vencer as naturais dificuldades de tão nobre empreendimento, e transpomos as nossas barreiras. Mas também, até sozinhos podemos fazer a nossa reforma intima, desde que nos empenhemos com afinco e denodo, vivendo coerentemente com os ensinamentos de Jesus.  (Extraído do manual Prático do Espírita)

 Vejamos a seguir a definição de Herculano Píres,  filósofo espírita, escreveu perto de oitenta livros sendo considerado um  dos autores mais críticos dentro do movimento e que defendia o conceito de pureza doutrinaria, segundo a qual era preciso preservar a doutrina de todo tipo de  mística e esoterismo. Segue então o conceito de HP sobre a reforma intima. 

“ O Espiritismo não criou igrejas, não precisa de templos suntuosos e tribunas luxuosas com pregadores enfatuados. Não tem rituais, não dispensa bênçãos, não  promete Lugar celeste a ninguém, não confere honrarias em títulos ou diplomas especiais, não disputa regalias oficiais. Sua única missão é esclarecer, orientar, indicar o caminho da autenticidade humana e da verdade espiritual do homem. Se não compreendermos isso e nisso não nos integrarmos estaremos sendo pedras de tropeço para os que desejam realmente evoluir, não por fora, mas por dentro. E esse por dentro não quer dizer reforma, mas desenvolvimento das potencialidades do espírito. A teoria da reforma intima é um engodo que levou muitos companheiros aproveitáveis à vaidade adulteradora. Não há reforma para o que não se estraga. O espírito é o mesmo em todos e só necessita de uma coisa: desenvolvimento. Enquanto não desenvolver a sua capacidade de compreender, analisar, julgar, discernir e respeitar a verdade não terá condições para modificar-se por dentro. Mesmo porque essa modificação só pode ocorrer pelo esforço pessoal de cada um. A expressão reforma intima é inadequada, pois implica a ideia de substituição de coisas, conserto, modificação em disposições internas, como numa casa ou numa loja. As disposições internas do espírito correspondem ao seu grau de evolução, como nos mostra a Escala Espírita de Kardec. O espírito é vida e não arranjo. Seu desenvolvimento depende de experiências, estudos, reflexão — tudo isso com mente aberta para a realidade e não fechada em esquemas artificiais. Ninguém se reforma nem pode reformar os outros. Mas todos podem superar as suas condições atuais, romper os limites em que a mente se fechou e transcender-se. Os modelos de figurino espiritual são inócuos e até mesmo prejudiciais. A responsabilidade espírita é individual, cada qual responde por si mesmo e não pode prender-se a supostos mestres espirituais. Um espírita que se sujeita às lições de um mestre pessoal não é espírita, é um beato seguindo Antônio Conselheiro. O despertar da consciência na experiência é o seu caminho único de progresso. Ele não confia em palavras, mas nos fatos. Não busca a ilusão de uma salvação confessional, mas aprofunda-se no conhecimento doutrinário para saber por si mesmo onde pisa e para onde vai… Os que precisam de mestres não confiam em si mesmos, fazem-se ovelhas de um rebanho. No Espiritismo não há rebanhos nem pastores: há trabalho a fazer, afinidades a estabelecer entre companheiros em pé de igualdade, toda uma batalha a vencer, há os pesados resíduos teológicos, supersticiosos e obscurantistas que esmagam a ingenuidade das massas. O Espiritismo é uma tomada de consciência da responsabilidade do homem na existência, da sua liberdade e da sua transcendência. Os espíritas que ainda se alimentam de leite — como escreveu Paulo — precisam tratar de crescer e alimentar-se de coisas sólidas, consistentes.  Por Herculano Pires no livro “Curso Dinâmico de Espiritismo”  


Dentro do mesmo paradigma doutrinário, dois conceitos diferentes. Fico com o de HP. Podemos ter um terceiro?  onde está o limite, a linha divisória dentro da religião para a verdade e os paralogismos humanos.  Como usar as qualidades do ser humano e sua moral, seus padrões de crescimento evolutivo para o espírito se não sabemos com absoluta certeza quais os padrões que norteiam essa entidade em seu real plano? Não podemos usar a autoridade dos outros para afirmar o que é e o que não é.  Não creio ser a religião e seus dogmas o  caminho para reforma espiritual, muito menos para evolução. A religião te engessa, te bloqueia a liberdade do pensamento quando te indica como agir e como pensar.  A religião te faz dobrar os joelhos, o conhecimento te dá assas dizia alguém no mundo da vida.  A matéria e a anti matéria,  o átomo  e a inexistência dessa mesma matéria ou substancia , a consciência subjetiva e a sombra da inconsciência submersa nos arquivos do Dna humano e das sinapses cerebrais  nos fazem argumentar em vão, ainda engatinhamos no espírito, longe da perfeição na matéria queremos imprimir qualidades materiais deste plano para nos servirem em uma próxima etapa em uma suposta jornada espiritual norteada pela cultura religiosa humana.  Conhece-te a ti mesmo, busca teu caminho na moral, comprovada e justificada  pela lógica, respeita toda forma de vida sobre o teu planeta e vive pelo teu trabalho, protege  os teus amores,  sonha os teus desejos e vive cada dia com humildade, usando a cultura empírica que adquiriste com o passar dos anos como lastro, E aguarda então tranquilo no final, talvez um novo inicio, uma nova programação, um novo paradigma, uma nova escola. Quem sabe algo que ninguém viu, sonhou ou idealizou para ti, para nós. Surpresa do demiurgo que nos brindou até hoje, com tantos mistérios, tão numerosos quanto a imensidão do universo.       

12/31/17

Poema da Gratidão


Poema da Gratidão

Nietzsche
Increscunt animi, virescit volnere virtus.
[Os espíritos crescem e a virtude floresce, à medida que é ferida.]

Bonjour, Ça va bien?
Você conhece o amor? acredita no amor? Quando alguém em um certo dia te diz: "Eu te amo!" como é que você tem certeza de que esse amor existe e é verdadeiro? Você acredita porque tem fé, porque não vê o amor, você sente e capta como sentimento e doação desta pessoa para você, em uma energia que te enebria os sentidos e te completa em certos momentos da vida todos os recantos do teu coração e que então, recebe as ações do outro em relação a você com plenitude e felicidade, por ser amado. O mesmo acontece em relação a Deus e a espiritualidade. Você não os vê, mas como o amor, pode sentir a energia, a luz, a força que permeia o todo e te da a convicção de que nesse todo perfeito, existe um propósito. Isto é fé, que você então sabe o que é, porque já sentiu e aqui está a grande diferença entre razão e fé. Para encerrar mais uma etapa de nossas vidas, ao final deste 2017 nada melhor do que agradecer por estarmos aqui, com nossas familias, nossos amores, nossos amigos, colegas e mesmo nossos inimigos ou aqueles que não nos querem bem. Juntos em uma oração que irradie a paz e o amor a toda a humanidade, levando-nos todos ao mesmo objetivo que é a busca  pelo conhecimento e consequente evolução que será em cada ser alcançada de uma forma ou de outra, por cada alma presente neste orbe, em determinadas medidas e em determinados méritos. seja ela neste momento empírica e logo adiante espiritual, ou seja ela apenas do senso comum e mesmo assim a que sobe a maioria dos degraus por ser a menos egoista e a mais misericordiosa, pois é na simplicidade da alma que se encontra as maiores quantidades de luz. Fiquem então com o " Poema da Gratidão" de Divaldo Franco, por Amélia Rodrigues ( espírito ) para encerrar o ano, agradecendo. Feliz 2018 a todos!

Poema da Gratidão
Senhor Jesus, muito obrigado!
Pelo ar que nos dás,
Pelo pão que nos deste,
Pela roupa que nos veste,
Pela alegria que possuímos,
Por tudo de que nos nutrimos.
Muito obrigado, pela beleza da paisagem,
Pelas aves que voam no céu de anil,
Pelas Tuas dádivas mil!
Muito obrigado, Senhor!
Pelos olhos que temos...
Olhos que veêm o céu, que veêm a terra e o mar,
Que contemplam toda beleza!
Olhos que se iluminam de amor
Ante o majestoso festival de cor
Da generosa Natureza!
E os que perderam a visão?
Deixa-me rogar por eles
Ao Teu nobre Coração!
Eu sei que depois desta vida,
Além da morte,
Voltarão a ver com alegria incontida...
Muito obrigado pelos ouvidos meus,
Pelos ouvidos que me foram dados por Deus.
Obrigado, Senhor, porque posso escutar
O Teu nome sublime, e, assim, posso amar.
Obrigado pelos ouvidos que registram:
A sinfonia da vida,
No trabalho, na dor, na lida...
O gemido e o canto do vento nos galhos do olmeiro,
As lágrimas doridas do mundo inteiro
E a voz longínqua do cancioneiro...
E os que perderam a faculdade de escutar?
Deixa-me por eles rogar...
Eu sei que no Teu Reino voltarão a sonhar.
Obrigado, Senhor, pela minha voz.
Mas também pela voz que ama,
Pela voz que canta,
Pela voz que ajuda,
Pela voz que socorre,
Pela voz que ensina,
Pela voz que ilumina...
E pela voz que fala de amor,
Obrigado, Senhor!
Recordo-me, sofrendo, daqueles
Que perderam o dom de falar
E o teu nome sequer podem pronunciar!...
Os que vivem atormentados na afasia
E não podem cantar nem à noite, nem ao dia...
Eu suplico por eles
Sabendo que mais tarde,
No Teu Reino, voltarão a falar.
Obrigado, Senhor, por estas mãos, que são minhas
Alavancas da ação, do progresso, da redenção.
Agradeço pelas mãos que acenam adeuses,
Pelas mãos que fazem ternura,
E que socorrem na amargura;
Pelas mãos que acarinham,
Pelas mãos que elaboram as leis
E pelas que as feridas cicatrizam
Retificando as carnes partidas,
A fim de diminuírem as dores de muitas vidas!
Pelas mãos que trabalham o solo,
Que amparam o sofrimento estancam lágrimas,
Pelas mãos que ajudam os que sofrem,
Os que padecem...
Pelas mãos que brilham nestes traços,
Como estrelas sublimes fulgindo nos meus braços!
...E pelos pés que me levam a marchar,
Erecto, firme a caminhar,
Pés da renúncia que seguem
Humildes e nobres sem reclamar.
E os que estão amputados, os aleijados,
Os feridos e os deformados,
Os que estão retidos na expiação
Por crimes praticados noutra encarnação,
Eu rogo por eles e posso afirmar
Que no Teu Reino, após a lida
Desta dolorosa vida,
Poderão bailar
E em transportes sublimes com os seus braços também afagar.
Sei que lá tudo é possível
Quando Tu queres ofertar,
Mesmo o que na Terra parece incrível!
Obrigado, Senhor, pelo meu lar,
O recanto de paz ou escola de amor,
A mansão de glória
Ou pequeno quartinho,
O palácio ou tapera, o tugúrio ou a casa de miséria!
Obrigado, Senhor, pelo amor que eu tenho e
Pelo lar que é meu...
Mas, se eu sequer
Nem um lar tiver
Ou teto amigo para me abrigar
Nem outra coisa para me confortar,
Se eu não possuir nada,
Senão as estradas e as estrelas do céu,
Como sendo o leito de repouso e o suave lençol,
E ao meu lado ninguém existir, vivendo e chorando sozinho ao léu...
Sem um alguém para me consolar
Direi, cantarei, ainda:
Obrigado, Senhor, porque te amo e sei que me amas,
Porque me deste a vida
Jovial, alegre, por Teu amor favorecida...
Obrigado, Senhor, porque nasci,
Obrigado, porque creio em Ti.
...E porque me socorres com amor,
Hoje e sempre,
Obrigado, Senhor!

12/24/17

Do pensamento filosófico a Inversão da Horinzontalidade

                                                         

Bonjour, Ça va bien?
E então o começo, e Deus disse: " faça-se a luz" e aqui I dreamed a dream ( Eu sonhei um sonho) tudo poderia ser diferente. Essa história pelo que sabemos por Yuval Noah Harari tem 13,5 bilhões de anos,  surge então a matéria e a energia, o começo da física, aparecem átomos e moléculas. Mas o surgimento dos organismos, só 10 bilhões de anos depois, e o gênero Homo então mais tarde com apenas 2,5 milhões de anos. A 500 mil anos aparecem os neandertais na Europa e depois a 200 mil anos surge o Homo sapiens na Africa. Os Sapiens exterminam a mega fauna Australiana e a Americana, sem falar que exterminaram também com os neandertais. Então quando se fala em evolução Espiritual, fico a imaginar onde foram parar os neandertais que se multiplicaram nesse planeta 300 mil anos antes do que os Sapiens, que coabitaram com eles e que tiveram filhos também com eles. Mas o mais relevante nesse resumo é que o Homem, era nômade e livre e depois da revolução cognitiva então surge a próxima, a revolução agrícola, e essa acaba com a liberdade do Sapien, que tem que cuidar das plantações, das pestes, da irrigação e se torna assim em nome da sociedade e da vida em comunidade escravo de si mesmo e da terra. Foi-se a liberdade de andar e habitar onde queria, caçar e pescar, viver com e pela natureza, Esse foi o preço da evolução.  E com a evolução das comunidades surgiram as religiões, o paganismo que vem de pagus, era a pequena propriedade, aquele pequeno campo em que cada pagus tinha algo de sagrado, o pagus era protegido pelo espirito do ancestral da família, que era enterrado ao lado da casa e tornava a terra sagrada. não existia cemitérios. O culto aos mortos era praticado, havia uma intima relação entre a vida e a morte. Se no paganismo a morte ocupava todo esse espaço, com o cristianismo é a vida que ocupa esse lugar. No paganismo existia o direito de morrer, como existia na antiga Roma, os doentes e desesperançados podiam por fim a própria vida, ali a eutanásia ganhava outras cores, era uma pratica aceita, se reconhecia ao ser o direito que ele tinha de morrer, hoje os aparelhos hospitalares mantém uma vida vegetativa por tempo indeterminado, ou determinada pela conta bancaria do doente e da família. Voltando ao cristianismo, com este é introduzida a ideia da sacralidade da vida, a vida é considerada  um dom de Deus, que deve ser preservado, então mudou o polo, a ideia  passa a ser a vida, a morte é indesejada e não mais sagrada. è o sepulcro vazio, a ausência do morto, a páscoa que passa a ser privilegiada, a religião cristã então vai celebrar a vida e dizer: " Deixai os mortos enterrar seus mortos" O que chamamos de morte é apenas uma passagem para a verdadeira  vida, esqueçamos pois a morte e vivamos a preparação para a vida espiritual. O que não entendi, se é que se tem esse direito adquirido pela cultura empírica, é a inversão de valores atuais. A Pascoa no lugar do natal, ontem mesmo na ante véspera de natal passava na tv aberta a paixão de Cristo, oras, não era da sexta feira santa essa programação? porque mostrar tanto sofrimento no dia em que foi registrado como o nascimento e a caminhada do Espírito que veio para se tornar o cristo? Um dia que em síntese deveria ser de felicidade para a parte do planeta que acredita nessa tradição e informada como sofrimento e tristeza pela mídia medíocre desse pais. È o nascimento transformado em morte, então aqui, novamente vamos buscar o " deixai os mortos enterrar seus mortos" pois  a vida é caminho, é busca, é esperança e renovação. O natal é a chegada do menino, mas ponto de partida, o inicio da preparação para uma vida buscando o caminho mostrado pelo pai já anteriormente a aqueles que precederam a Jesus. È um novo recomeço com novas perspectivas mas com mesmo objetivo. com um verdadeiro propósito.  A filosofia, a ciência e a religião, são os guias infatigáveis nessa caminhada, a episteme, o conhecimento verdadeiro em oposição a opinião infundada ou irrefletida nos mostra que o conhecimento habita a consciência. Logo, o objetivo é um só, reduzir o pensamento horizontal dos acontecimentos ( pensamento raso) á verticalidade do conhecimento. Que neste natal, neste novo recomeço a espiritualidade maior esteja com sua luz em todos os corações do planeta, semeando a paz e o amor, na caminhada para o infinito.   
                                                                             



12/03/17

Pessoas com Depressão...



Pessoas com Depressão

Para Você que está sofrendo...
Jesus disse: “Tendes bom ânimo! Neste mundo só tereis tribulações.”
Quando teu dia é longo e a noite é solitária.
Quando tens a convicção de que já teve desta vida o bastante.
Aguente firme, de mais um passo, suba mais um degrau da evolução Espiritual.
Não desista de si mesmo, Sim podes chorar, todos choram. Todos tem magoa.
Às vezes tudo parece estar errado, tudo está errado, tudo é tão amorfo e sem sentido.
Quando teu dia então passa como uma noite tão gelada e triste, Aguente firme, de mais um passo.
Se a vontade de desistir for maior, se achar que teve o suficiente desta vida  para prosseguir
Procure o conforto de tua alma em teus amigos, em tua família, na meditação e na misericórdia do Pai. Todos sofrem por tantos motivos diferentes. Não se resigne, não desista, não se submeta.
Quando te sentir sozinho, Lembre, não estás sozinho, muitos te acompanham nesta vida, Se então estás sozinho agora , Os dias e noites são solitários, Se sentir que teve demais dessa vida e que já basta de seguir em frente , pense... todos choram, todos sofrem. Não estás sozinho, a humanidade te acompanha tão de perto...Então aguente firme, aguente firme, todo mundo chora, todo mundo sofre.Tu não estás sozinho.


 No final de ano, neste como em todos, quando tudo é festa e comemorações, os suicídios aumentam em todo o mundo, A solidão, a depressão.... façamos uma oração irmanados no sentido de irradiação de pensamentos, de energia de paz, luz e cura a estas pessoas,  Que estejamos todos nós envoltos pelo manto de Maria, para que possamos abraçar a todos estes corações que de uma forma ou outra necessitam de apoio, luz e compreensão.

11/19/17

Amor, Guerra de Todos Nós


Amor, Guerra de Todos Nós
Que diferença há entre a esperança e o amor? Em ambos os casos, há desejo. Mas a esperança é um desejo que se refere ao irreal; o amor, um desejo que se refere ao real. Poder-se-ia objetar que, quando a criança espera seu brinquedo, este é bem real... Sim, na loja, atrás da vitrine. Mas o que a criança espera não é o brinquedo na loja é o brinquedo em casa, a posse do brinquedo, e isso não é, isso é irreal. Só esperamos o que não é; só gostamos do que é.
O que é o amor?

o amor é alegria. É uma definição que encontramos no livro III da Ética: O amor é uma alegria que a ideia da sua causa acompanha. É uma definição de filósofo, abstrata como convém, mas tentemos compreendê-la. O que isso quer dizer? O seguinte, que já encontrávamos em Aristóteles:"Amar é regozijar-se" ou, mais exatamente (já que é necessária a ideia de uma causa), regozijar-se com. Um exemplo? Imagine que alguém lhe diga esta noite, daqui a pouco: "Fico contente com a ideia de que você existe." Ou então: "Há uma grande alegria em mim; e a causa da minha alegria é a ideia de que você existe." Ou ainda, mais simplesmente: "Quando penso que você existe, fico contente..." Você vai considerar isso uma declaração de amor, e evidentemente com razão. Mas terá também muita sorte.
Primeiro porque é uma declaração spinozista de amor, o que não acontece todos os dias (muita gente morreu sem ter entendido isso; aproveite!). Depois, e principalmente, porque é uma declaração de amor que não lhe pede nada. E isso é simplesmente excepcional. Vocês irão objetar: "Mas, quando alguém diz 'Eu te amo', também não está pedindo nada..." Está sim. E não apenas que o outro responda "eu também". Ou antes, tudo depende de que tipo de amor se declara. Se o amor que você declara é falta (como em Platão, mas a questão não é ser platônico ou não em termos de doutrina, a questão é estar ou não em Platão; eu nunca fui platônico, mas vivo com frequência em Platão, como todo o mundo: toda vez que amamos o que falta, estamos em Platão), quando você diz "Eu te amo", isso significa "Você me falta" e portanto "Eu te quero". Então é, sim, pedir alguma coisa, é até mesmo pedir tudo já que é pedir alguém, já que é pedir a própria pessoa! "Eu te amo: quero que você seja minha." Ao passo que dizer "Estou contente com a ideia de que você existe" não é pedir absolutamente nada: é manifestar uma alegria, em outras palavras um amor, que, é claro, pode ser acompanhado de um desejo de união ou de posse, mas que não poderia ser reduzido a ele.Tudo depende do tipo de amor de que se dá prova, por que tipo de objeto. E aí que residem, explica Spinosa, "toda a nossa felicidade e toda a nossa miséria". Então saio do amor físico, dionísico, para o extra físico, espiritual, saio da razão para a fé, com essa psicografia de uma entidade que assinou: Um Espírito de amor.
Amor, guerra de todos nós.

Há o amor, fonte de intermináveis batalhas da alma humana e do coração. Paixão dos amantes, dos pais, dos filhos, do espírito e da humanidade. O amor é tudo e nos apaixonamos por ele constantemente, perdidamente. Amar sem medidas, amar estacando a paixão, pois essa é como brasa que fica coberta pela cinza, só queima quando tocada. Vamos combater pelo amor, soldados da humildade, do ideal espiritual que se encontra em nossa consciência. Vamos nos revestir com a cota de malha do amor e com a espada de luz, romper as trevas da insegurança, da piedade e do desamor que invadiram esse planeta, nossa casa, nosso lar amado, nossa esperança. Uma guerra sim, uma guerra de amor, todos pedindo ao pai, que hoje saibamos amar mais do que ontem e amanhã mais do que hoje. Que saibamos nos amar e a nosso próximo. Vamos cerrar fileiras com os estandartes do amor, da vida e da luta por um ideal de justiça e de misericórdia seguindo nos caminhos apontados pelo Mestre. Não espera ouvir o barulho dos canhões, nem o troado da metralha, apenas ouviras os hinos de louvor e as orações ao pai universal para que o nosso mundo vença e permaneça para sempre. Que assim seja irmãos, Paz e Luz. 
Um Espírito de Amor

11/13/17

Desejo, Amor e Esperança ou a Felicidade Desesperada


Desejo, Amor e Esperança ou a Felicidade Desesperada
"Há duas catástrofes na existência", dizia George Bernard Shaw: "a primeira é quando nossos desejos não são satisfeitos; a segunda é quando são." Frustração ou decepção. Sofrimento ou tédio. Inanição ou inanidade. É o mundo do Eclesiastes tudo é vaidade e correr atrás do vento, Ilusão? talvez!
O Homo Sapiens durante a revolução cognitiva a 2,5 milhões de anos já buscava satisfazer seus desejos, mesmo que para isso tivesse em seu ideal, exterminar os Nendertais da Europa e do Oriente Médio. E conseguiu, Alias, O sapiens é cirúrgico quando se trata de extinção, seja lá do que for. Foi assim que aconteceu com a mega fauna Australiana e a Americana e então, por fim, restou como única espécie humana. Assim, ele tem inato em seu espirito, em sua natureza e DNA, o desejo, o amor e a esperança. Mas como se definem? De fato, quem não deseja ser feliz? A busca da felicidade é a coisa mais bem distribuída do mundo. Estou com alguns séculos de atraso nessa argumentação, mas vou seguir a onda, que onda? a da sabedoria, da filosofia antiga ou à antiga, da ética, da felicidade. O fato é que o ponto de partida, em filosofia, foi reatar com essa velha questão grega e filosófica, a questão da felicidade, da vida boa, da sabedoria. Não tenho escolha, não teria podido filosofar de outro modo a não ser seguindo Montaigne ou Descartes, Spinoza ou Alain, Mareei Conche e ainda Louis Althusser. O essencial é antes de mais nada não se mentir. Não se mentir sobre a vida, sobre nós mesmos, sobre a felicidade. Então se você é feliz, é evidente que não tenho nada a lhe dar. Se tua felicidade é verdadeira, então tu és mais sábio do que eu, logo, o que um sábio teria a fazer com um discípulo da filosofia? Esse é o ponto de partida não somos felizes, ou não o somos suficientemente, ou demasiado raramente. Mas por quê? filosofar serve para aprender a viver, se possível antes que seja tarde demais, antes que seja absolutamente tarde demais." nunca é "nem cedo demais nem tarde demais" para filosofar, já que nunca é nem cedo nem tarde demais para "assegurar a saúde da alma", em outras palavras para aprender a viver ou para ser feliz. Temos aqui uma ideia de felicidade, E a ideia de Pascal todo homem quer ser feliz, inclusive o que vai se suicidar. Se ele comete suicídio, é para escapar da infelicidade; e escapar da infelicidade ainda é se aproximar, pelo menos tanto quanto possível, de uma certa felicidade, nem que ela seja negativa ou o próprio nada. Não se escapa do princípio de prazer: querer escapar-lhe (pela morte, pelo ascetismo...) é ficar submetido a ele. Portanto temos um desejo de felicidade, e esse desejo é frustrado,decepcionado, ferido.
O que é o desejo? O que é o amor?
Sócrates dá a seguinte resposta: o amor é desejo, e o desejo é falta. E Platão reforça: "O que não temos, o que não somos, o que nos falta, eis os objetos do desejo e do amor." Essa ideia vai até os dias de hoje. Por exemplo, em Sartre: "O homem é fundamentalmente desejo de ser" e "o desejo é falta". É o que nos fada ao nada ou à "caverna", digamos ao idealismo: o ser está alhures, o ser é o que falta! Na medida em que Platão tem razão, ou na medida em que somos platônicos (mas no sentido de um platonismo espontâneo), na medida em que desejamos o que nos falta, é impossível sermos felizes. Por quê? Porque o desejo é falta, e porque a falta é um sofrimento. Como você pode querer ser feliz se lhe falta, precisamente, aquilo que você deseja? No fundo, o que é ser feliz? ser feliz é ter o que se deseja. Mas, se o desejo é falta, só desejamos, por definição, o que não temos. Ora, se só desejamos o que não temos, nunca temos o que desejamos, logo nunca somos felizes. Não que o desejo nunca seja satisfeito, a vida não é tão difícil assim. Mas é
que, assim que um desejo é satisfeito, já não há falta, logo já não há desejo. Assim que um desejo é satisfeito, ele se abole como desejo: "O prazer" escreverá Sartre, "é a morte e o fracasso do desejo." E, longe de ter o que desejamos, temos então o que desejávamos e já não desejamos. Como ser feliz não é ter o que desejávamos mas ter o que desejamos, isso nunca pode acontecer (já que, mais uma vez, só desejamos o que não temos). De modo que ora desejamos o que não temos, e sofremos com essa falta, ora temos o que, portanto, já não desejamos. Não há amor feliz na medida em que o desejo é falta, a felicidade é perdida.
Por fim, a Esperança 
Porque o desejo é falta e, na medida em que é falta, a felicidade necessariamente é perdida. É o que se chama de as armadilhas da esperança - sendo a esperança a própria falta no tempo e na ignorância. Só esperamos o que não temos. somos tanto menos felizes quando mais esperamos ser felizes. Estamos constantemente separados da felicidade pela própria esperança que a busca. A partir do momento em que esperamos a felicidade ("Como eu seria feliz se..."), não podemos escapar da decepção seja porque a esperança não é satisfeita (sofrimento, frustração), seja porque ela o é (tédio ou, mais uma vez, frustração: como só podemos desejar o que falta, desejamos imediatamente outra coisa e por isso não somos felizes...). É o que Woody Allen resume numa fórmula "Como eu seria feliz se fosse feliz". É impossível portanto que ele o seja algum dia, já que está constantemente esperando vir a sê-lo. o que é então a esperança? É um desejo não podemos esperar o que não desejamos. Toda esperança é um desejo; mas nem todo desejo é uma esperança. O desejo é o gênero próximo, como diria Aristóteles, do qual a esperança é uma espécie. Muitos responderão que é um desejo referente ao futuro. Mas não é o caso de toda esperança, uma esperança é um desejo referente ao que não temos, ou ao que não é, em outras palavras, um desejo a que falta seu objeto. É o desejo segundo Platão. E é de fato o motivo pelo qual, na maioria das vezes, a esperança se refere ao futuro porque o futuro nunca está aqui, porque do futuro, por definição, não temos o gozo efetivo. É por isso que esperamos, esperar então, é desejar sem gozar. É por isso que, a esperança se refere na maioria das vezes ao futuro porque o futuro, na maioria das vezes, é desconhecido. Se for conhecido, já não será objeto de uma esperança. Só se espera o que se ignora quando se sabe, já não há por que esperar. A esperança e o conhecimento nunca se encontram, em todo caso nunca têm o mesmo objeto nunca esperamos o que sabemos; nunca conhecemos o que esperamos. Se alguém lhe disser "Quero que faça um dia bonito amanhã", você poderá responder: "Você, pode dizer 'quero', mas a verdade é que você espera, porque não depende de você." Só esperamos o que somos incapazes de fazer, o que não depende de nós. Quando podemos fazer, não cabe mais esperar, trata-se de querer. a esperança é um desejo cuja satisfação não depende de nós. esperar é desejar sem gozar; esperar é desejar sem saber. Podemos acrescentar: esperar é desejar sem poder.
Se as premissas são verdadeiras, a conclusão é verdadeira, ou será que não? podemos supor uma encruzilhada aqui. O desejo é a própria essência do homem; mas há três maneiras principais de desejar, três ocorrências principais do desejo: o amor, a vontade, a esperança. Então toda essa argumentação pode ser reorganizada, por abstração, buscando uma felicidade real e uma esperança que realmente seja. Podemos falar de ato e potencia, podemos falar de fé. Mas isso fica para o próximo Jour de bonheur. Que sejamos menos felizes do que os outros imaginam ou que finjamos sê-lo, é evidente; mas, apesar de tudo, não tão infelizes quanto deveríamos ser.

Nas Sociedades modernas, Os valores são atemporais. Tudo o que importa é o dinheiro.  Logo, Aproveite os resultados...   Para sair do atual ...